domingo, 11 de agosto de 2013

Bolo da Saudade

O nome deste bolo, na verdade, é BOLO DA FORTUNA. Mas, no dia em que eu me mudei de Chapecó para Floripa, Luciana Strauss, uma amiga maravilhosa, inesquecível, divertida, humana e muito mãezona fez e serviu depois do almoço. Receita de outra grande amiga, Fabiana Santin, para a qual também repito todos os adjetivos dados à Lu. Cada vez que eu o faço, a saudade dói no meu coração. Lembrança de um dia muito triste, quando tive que deixar para trás pessoas tão especiais.
Mas, segue o baile!
Bolo da Saudade

Ingredientes
1 copo de leite
2 ovos
1/2 copo de óleo
1 copo de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela moída
1 copo de nozes picadas
1 copo de passas de uva
1 maçã picada
1 colher de fermento

Modo de Fazer
Bater as claras, acrescentar as gemas e o açúcar e continuar batendo. Colocar depois o óleo, o leite, a farinha, a canela e o sal e bater até obter uma massa homogênea. Desligar a batedeira e, com uma colher, misturar na massa as nozes, a maçã, as passas e o fermento. Levar o forno pré-aquecido por 45 min a 180°.

Costumo cobri-lo com 1 xícara de açúcar confeiteiro e duas colheres de sopa de vinho do porto. Misture os dois e cubra com o bolo ainda morno.




Detalhe importante: porta prato de patchwork feito pela tia Demi, dado de presente para mim  pela tia Bernadete, freguesas assíduas do meu blog!

Um comentário: