domingo, 22 de setembro de 2013

Ambrosia

      Na semana passada tive visitinhas maravilhosas (dindo Renato, dinda Edi e Carol) e, então, fiz duas sobremesas. Aqui em casa, sobremesa é só quando vem gente aqui, caso contrário não rola.
      Uma delas eu aprendi com a minha mãe, que aprendeu com a mãe dela. Fácil de fazer e todo mundo adora.



Minha mãe (Zilá), Vó Bisa (Anita) e dinda Edi

      Vamos à receita:

Ingredientes
1 dúzia de ovos

1 litro de leite de saquinho (não pode ser de caixa, não dá certo)
2 xícaras de água
800 gramas de açúcar
cravo e canela
suco de 1 limão (coado)

Modo de fazer
      Em uma panela grande, coloque a água e o açúcar e faça uma calda. O ponto é quando ela faz bolhas grandes.





Enquanto isso, na batedeira, bata bem os ovos. Depois, desligue a batedeira e misture, com uma colher de pau, o leite ao ovos batidos.

Coloque a mistura na panela com a calda fervendo, acrescente o suco de limão e mexa bem devagar para que possam se formar as bolas da ambrosia. Eu sempre procuro mexer com uma escumadeira.



À medida que vai fervendo, a ambrosia vai tomando forma. Para ela ficar  pronto, leva mais ou menos 1h30 min, em fogo médio.


Quando ela estiver amarelinha  com as bolinhas formadas, coloque cravo e canela a gosto e deixe mais um pouquinho no fogo para deixar aquele gostinho bom. Mas cuidado para não deixar grudar no fundo da panela!



Pronta ela fica como a foto acima. É só deixar esfriar e colocar na geladeira. O meu marido como quente mesmo, não consegue esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário