segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NAKED CAKE

Fiquei deveras curiosa quando ouvi falar, pela primeira vez, nos tais "bolos pelados". Adorei a ideia, pois não sei fazer coberturas nem gosto de comê-las. Então resolvi aventurar-me e fazer um, só para teste. A-do-rei. Logo que o montei, achei que tinha exagerado no tamanho, mas não sobrou nenhum pedacinho dele depois do fim de semana. Segue a receita:

Pão de ló
  • 4 unidade(s) de gema de ovo
  • 4 unidade(s) de clara de ovo em neve
  • 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
  • 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 xícara(s) (chá) de água fervente
Modo de fazer
             Bater as claras em neve. Acrescentar as gemas e o açúcar e continuar batendo. Por último, a farinha e a água. Retirar da batedeira e misturar, com a colher, o fermento. Colocar em uma forma retangular untada e com papel manteiga. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que ao enfiar um palito, ele saia seco. Desenformar morno.

Depois de pronto o pão de ló, cortei-o na metade (horizontal). Depois dividi-o ao meio em duas partes iguais (vertical), de modo que ficaram 4 camadas de bolo.

Recheio 1
Duas caixas de morango picados, 1 pote de nata gelado e 2 pacotes de suspiros amassados. Misturar tudo.

Recheio 2
Uma barra de chocolate meio amargo, 1 barra de chocolate ao leite (ambos derretidos em banho maria ou no forno de micro-ondas) misturadas com 1 lata de creme de leite sem soro.

Molhar a primeira camada de bolo com guaraná e colocar a metade do recheio de morango. Cobrir com a segunda camada de bolo, umedecer com guaraná e colocar a metade do recheio de chocolate. Cobrir com a terceira camada de bolo, umedecer com guaraná e cobrir com o restante do recheio de morango. Colocar a última camada de colo e cobri-lo com o chocolate restante.

Levar à geladeira por uma 8 horas antes de servi-lo. Com uma faca de pão, emparelhar as laterais do bolo para que ele fique com uma aparência boa (aqui em casa não deixaram cortar nem um ladinho, então ficou feio).


Frente retinha com laterais tortas









Olhem a bagunça da cozinha nas fotos. É que todos aqui em casa ajudaram a fazê-lo, então foram 8 mãos a fazerem bagunça!


Pulo do gato: fiz o bolo novamente e, para que ele não ficasse todo despencado, coloquei na volta do pão de ló papel manteiga:


Depois de pronto, coloquei-o na geladeira e só na hora de servir eu tirei o papel. Olha só como ficou ótimo:




2 comentários:

  1. Nooosssaaaaaa ficou grande mesmo heim, estou com vontade de me arrisscar pra fazer este bolo tbm, vi o seu e fiquei com agua na boca,

    bjks,
    andrea

    ResponderExcluir
  2. Andrea Veiga, só na faz como eu fiz: exagerei no recheio e acabei com uma torta inclinada. Vou fazer outra no Natal, depois eu posto as fotos. Beijos Ana Oliveira

    ResponderExcluir